16 junho, 2009

Olá!!! Novo por aqui...

Aaah... O Cássio me pediu para fazer um post de apresentação, 'cá' estou.

Hmm... Ok, começando pelo meu nickname - Suco de Limão. Adoro esse suco, é incrível. Doce e azedo ao mesmo tempo. Pau a pau com suco de goiaba, mas o limão ainda leva vantagem.

Pois então, tenho pensando muito ultimamente em formas de se definir uma pessoa, logo, me definindo, e por fim, me apresentando devidamente.

Tais formas me vêm à mente com pequenas, mas importantes noções que eu tenho visto em TC1 (Teorias da Comunicação I). Duas que eu achei bem peculiares. O debate de determinado momento da aula era: "por que dar nome as coisas?". Vimos que dentre algumas noções que respondem a pergunta, se destacam: O estruturalismo e funcionalismo.

A resposta padrão para esta pergunta é: "damos nomes as coisas para definir-las em sua ausência". Quando seguimos este procedimento, podemos, subconscientemente, fazer o uso do funcionalismo ou do estruturalismo. Eu me lembro do professor - Luiz Iasbeck, ótimo professor e palestrante - perguntar, como quem faz uma pegadinha, "O que é uma cadeira?". Meu colega, Pedro, respondeu - "É algo que serve para se sentar". Quer exemplo melhor que este para perceber que estamos falando de 'Funcionalismo'?

O professor seguiu com o raciocínio e perguntou: "Estruturalmente, o que é uma cadeira?". Acho que foi o Pedro quem respondeu, "Pernas para sustentação e base". Novamente, simples e correto.

A partir disso, me veio à idéia de que talvez fosse possível definir uma pessoa de maneira funcional e estruturalista. Logo, Tomo-me como exemplo (Duh, claro, quem poderia ser? Sorry folks).

Estruturalmente, de um ponto de vista mais físico por assim dizer, sou como qualquer ser humano, mas claro, não exatamente igual. Possuo um grande sistema em comum com a maioria - órgãos, esqueleto, nervos, músculos, membros, etc. O que talvez me difira desta maioria, seriam as diferenças desse sistema, tais como tipo sanguíneo, arcada dentária, enfim, as particularidades que cada um de nós possui.

Ok, agora funcionalismo. O funcionalismo não se importa com as partes. Ele se importa se funciona, ou não. Logo, eu me remeto à pergunta mais clichê do mundo que é: "Por que estamos aqui?". As respostas são muitas, mas de novo, baseado no pensamento funcionalista pragmático, a resposta, também clichê é: "Para garantir a reprodução da espécie", visto que possuímos "ferramentas" e "atividades" para tal finalidade (Yes baby. Sex!). Logo após isso, somos um monte de 'pessoinhas' na terra. Qual nosso objetivo agora, como sociedade? "Live together, Die alone" - (SHEPARD, Jack. 2004) *

Engraçado os questionamentos que me vem à mente. Evidenciando que somos num todo, um sistema cheios de estruturas e funções pragmáticas, a mais relevante que me aparece agora é: "Somos estruturas funcionalistas que dão certo ou dão errado?". De certa forma, possuímos órgãos que são capazes de garantir nossa existência na natureza por determinado tempo, portanto funcionam para nos manter vivos. Por outro lado, somos um sistema falho, visto que o organismo não garante nossa perenidade, sendo também bastante vulnerável a doenças que possam aparecer e diminuir o nosso tempo na terra. Belo paradigma.

Mas, ainda que eu tente entender como as pessoas são, é evidente que não é totalmente eficiente conhecer uma pessoa com base nessas teorias. Há ainda uma subjetividade que nos caracteriza, que está além de nossas estruturas e funções. O que nos torna ligeiramente fascinantes.

"Mas eu este sou eu e posso estar errado. Às vezes é só uma grande tragédia". - DURDEN, Tyler. 2004.**

Meu nome é Vinicius, Estudante de comunicação social, 19 anos, guitarrista e 'mei doido'. Está é a minha bobagem, espero que tenham gostado.

* = LOST. Gosto muito e sou viciado em séries.

** = Clube da Luta - David Fincher. Filme incrível.

8 comentários:

Vinicius Lima disse...

1º comentário tb é meu. HOHOho.

Anne Dourado disse...

vc atehq eh um loko conciente!!!!
grande vini!!!
bjkas
Fada

Anne Dourado disse...

ops.consciente.rs

Maurício Chades disse...

lalh lahh
mais abaixo tem um suco de laranja..

bem vindo Viníciusss
xau

Cássio disse...

Bem vindo! calouro de pp.

Maurício Chades disse...

pp?

Cássio disse...

publicidade!

Unknown disse...

Bem vindo cara!